Porque fazer um painel teste para fachadas?

O sistema de revestimento argamassado possui inúmeras variáveis, desde a fatores naturais da região da obra, como os relacionados ao procedimento de execução da fachada. Sua ação combinada pode levar a resultados não previstos. Desta forma, antes do início do revestimento, de preferência de até 03 meses antes, recomenda-se a execução de painéis teste de revestimento que, após ensaiados à tração, permitam selecionar a solução de melhor desempenho, e até mesmo a retroalimentação do projeto de revestimento do conjunto formado pelos seguintes fatores: técnica de preparo da base, tipo de chapisco, camadas de argamassa, idade das camadas do revestimento na data do ensaio, argamassa colante.

Para cada um dos conjuntos de variáveis, a NBR 13755:2017 recomenda que seja executado ao menos um painel com área não inferior a 2,0 m². Estes painéis devem ser executados de forma controlada e inspecionada em regiões expostas às condições mais críticas com relação às intempéries (principalmente vento e insolação). Ao executar os painéis já podem ser identificados alguns elementos, tais como:

  • Detectar dificuldades e imprevistos na limpeza da base;
  • Dificuldades construtivas;
  • Problemas nas camadas de revestimento
  • Comportamento da argamassa, como trabalhabilidade, coesão, aderência, tempo de sarrafeamento, etc.
  • Definir o tempo de aberto da argamassa, que pode ser variável em função do clima e demais influências naturais;
  • Verificar as dificuldades no assentamento das placas cerâmicas e preenchimento do tardoz, além de serem especificados os ensaios mais adequados para o tipo de empreendimento, conforme condições de uso e operação específicas deste.

A validação do painel teste deve ser feito através de ensaios de aderência à tração em idade não inferior a 28 dias. Um outro benefício do painel teste é de permitir uma melhor execução do revestimento, ao ser aprimorado o treinamento da equipe com melhores técnicas de execução específicas para o tipo de fachada a ser realizada.

Por Engª Geovanna Menzes

Referência: ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 13755:2017. Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante – Projeto, execução, inspeção e aceitação – Procedimento. Rio de Janeiro, 2017.